sábado, 23 de outubro de 2010

Revelação progressiva

Existe apenas uma religião divina para todas as idades, eterna, viva, crescente e progressiva.
A verdade religiosa é relativa, não final e absoluta.é revelada por ETAPAS, de acordo com a capacidade dos povos e necessidades das épocas.
Todos os grandes profetas, como Moisés, Buda, Zoroastro, Cristo e Maomé, foram educadores divinos, escolhidos por Deus para ensinar aos homens a finalidade dos povos e necessidades das épocas.
Assim, as religiões são apenas diferentes estágios no desenvolvimento progressivo de uma mesma verdade eterna.
            A ideia da revelação progressiva constitui a pedra fundamental da Fé Bahá'í.
O Dr. J. E. Esslemont, elucida este assunto nas seguintes palavras:
"A religião de Deus é a religião única, e todos os profetas a têm ensinado, mas é algo que vive e cresce, e não uma coisa imutável e sem vida. Nos ensinamento de Moisés, vemos o Botão; nos de Cristo, a flor; nos de Bahá'u'lláh, o fruto a flor. Não destrói, e sim completa. Os sépalos do botão devem cair a fim de que a flor desabroche, e as pétalas desta também hão de cair, para que o fruto cresça e amadureça. Foram os sépalos e pétalas, pois, rejeitados por terem sido errados ou inúteis?
Não, ambos em seu tempo foram certos e necessários.Sem eles, não teria havido frutos!
           "O mesmo se dá com os vários ensinamento proféticos, sua parte exterior muda de tempo em tempos, mas cada revelação é a consumação das anteriores. Elas não são separadas nem incompatíveis, mas, sim, diferentes etapas na história da religião única, que vem sendo ministrada de modo a ter o desenvolvimento gradativo de semente, botão e flor, e que entra agora no período do fruto."

2 comentários: